Friday, December 05, 2008

pequenos nadas....

não se trata da letra do Sergio Godinho, mas da alegria que tenho ao ver a Diana a comer novamente. Andamos 3 dias sem lhe conseguir dar comida. Pura e simplesmente fechava a boca, não havia cantoria ou palhaçada que a fizesse comer.... Andava a desesperar.
Só queria maminha, é nesta alturas que me convenço que fiz a opção certa de continuar a amamentar ( já são quase 8 meses!!), alem de o leite estar sempre prontinho, contem nutrientes que ajudam o bebé a recuperar. Para mim tem algumas desvantagens: café e vinho toleranzia zero, e ter de ser eu a levantar-me todas as noites para dar leite á Diana ( o pai desde o nascimento que deixou de sofrer das insónias crónicas!). No final penso que o esforço compensa!
Agora parece que está a recuperar ( penso que terá sido uma gstroentrite ligeira), mas não tão grave como a ultima.
As maleitas da Diana não tem parado, como diz a médica no 1.º ano parece que financiamos a creche, pois é mais o tempo que passam em casa.
Mas hoje sou uma mulher feliz, a mini papou sopinha e fruta, lanchou bem e não teve diarreia!!
A vida de mãe é mesmo feita de pequenos nadas!!!

Thursday, November 27, 2008

Não há pachorra!

Peço desculpa aos potenciais professores que lerem este post, mas já não tenho paciência para as manifes dos professores....
Desde o inicio que a questão da avaliação e destas quezílias com a Ministra me irritam profundamente!
Realmente a vidinha dos professores é muito difícil! 22 horas de componente lectiva, para já não falar das férias prolongadas que tem, quando o comum mortal tem de gramar com os 22 ou 25 dias uteis. Ah e já não se fala na referida tabela salarial ....realmente é uma classe profissional muito sacrificada!
Claro a avaliação é chata, vão ter de falar uns com os outros, passar mais tempo na escola, não vão progredir automaticamente na carreira e isso realmente é desagradavel....
No fundo acho que tenho um pouco de inveja desta vida trabalhosa que tem...
claro que podem alegar que os putos são chatos, agridem, são dificeis.... eu tambem tenho de aturar pessoas chatas, dificeis e que agridem psicologicamente. Ah e no meu topo de carreira devia ganhar no máximo 1113 Euros, trabalho 35 h semanais e antes de ter a mini tinha de ficar mais horas no Lar. E ainda tenho de gramar com a Directora que é uma chata e inspeções da S.S. quase todos os anos...pois é. acho que devia ir para a rua protestar por menos horas de trabalho, mais férias, sistema de ADSE, atestados médicos e umas horas de psicoterapia.
Não há pachorra!!!!!!

Tuesday, October 07, 2008

desta vez é para falar de min.....

e só um bocadinho da Diana....
tenho-me apercebido que ultimamente não tenho escrito quase nada sobre mim....
que fiz 29 anos e que fui jantar a um sitio péssimo, passo a citar: Calça Perra em Tomar) para não cairem no embuste de passarem por lá ( prometiam-nos uma ementa conventual e deram-nos uma ementa xoxa e pratos mal confeccionados). Salvou-se a companhia, o café e o vinho da casa ( que eu só provei....)
Tenho um carro novo ( quase novo, tem 1 ano e só 10000 km) é um monovolume todo janota, e só o conforto da condução valeu o sacrificio de "derreter" todas as poupanças e ainda ficar a dever ao meu pai ( que verdade seja dita, foi o que nos permitiu avançar, porque apesar de lhe pagarmos, não temos de pensar em juros e prestações mensais chatinhas).
Fui ver o Mamamia ( pode parecer piroso, mas gostei, e andei 2 ou 3 dias a cantarolar a banda sonora) nada mau para uma cinéfila pseudo intelectual.
Não li nenhum livro desde que a Diana nasceu, a não ser livros de pediatras sobre desenvolvimento infantil. A todas as futuras mamãs aconselho o Manual para pais de primeira viagem e seguintes que a Lara me ofereceu, sintético e com o essencial, nos primeiros dias foi um belo conforto.
Não tenho saudades de trabalhar, confesso que as doenças da mini, que me tem obrigado a ficar por casa, me tem feito sentir que necessito de mudar de trabalho ou de profissão porque o bichinho de ir trabalhar deve ter imigrado para a Islãndia porque nem sinal...
Continuo o meu ramadão em termos de cafeina e alcool, o mesmo não posso dizer em relação ás paparocas (ai o peso a aumentar.....)
Não tenho relatos de viagens, concertos ou exposições para descrever ( por enquanto), mas basta-me olhar para os olhos da minha pequenita a rirem-se para min que não me arrependo de todas as experiências que ficam por relatar porque o "mundo" da maternidade é simplesmente fascinante!
e já me esquecia, hoje a Diana faz 6 meses ( e está mais linda que nunca!!!!!!!!!!!!!!!!)

Friday, October 03, 2008

Um grande susto...

As maleitas da Diana, não ficaram pela bronquiolite...
Sorrateiramente mais um bicharoco entrou no corpinho da mini e causou uma espécie de gastroentrite. Resultado: um internamento e uma das piores noites da minha vida!
È uma experiência traumatizante que eu e e mini esperamos não ter de voltar a repetir.
A minha luta agora é ver se a mini recupera o peso perdido ( desceu do percentil 25 para o percentil 10), mas cada dia que passa a Diana come um bocadinho melhor ( nada que se pareça com as 2 conchas de sopa e 180ml de papa), mas um passo de cada vez...

Friday, September 19, 2008

1.ª Doença!


Pois é a minha Dianita está com bronquiolite. Depois de 5 meses sem sequer um febre para a amostra, toca de aparecer com dificuldades em respirar e uma pieira muito incomodativa. O pai e a avó ainda gozavam comigo, que a miuda não tinha febre e que a médica ainda ia ralhar de eu aparecer lá por uma simples constipação. Mas a minha intuição falou mais alto e na 4.ª - feira lá foi com a Dina ao médico. Conclusão: bronquiolite e um raspanete por não ter ido mais cedo á consulta.
Nunca mais facilito: agora anda a tomar antibiotico e 2 xaropes, mas continua com pieira.
Hoje é o dia em que está mais chatita, nestes 2 dias nem parecia que estava doente sempre risonha e bem disposta ( tirando as noites em que acordava com dificuldade em respirar). Como tem recebido doses extra de mimo dos pais e avós deve estar com menos dificuldade em estar sozinha e quer atenção constante.
Esta semana tive a minha mãe cá em casa porque queria ir jantar fora e ao cinema. Acabamos por ir apenas ao cinema porque a pequenita ficou doente....mas deu cá um jeitaso!!
Tambem preciso destes "mimos " da minha mãe que me limpou a casa toda e passou roupa que tinha acumulada num montinho.... e ainda me fez umas sopinhas que por vezes tenho preguiça em fazer por ser só eu a comer cá em casa ( para a Diana faço todos os dias sopinha).
Notei bem a diferença assim que começei a trabalhar, ando muito mais cansada e sem muita vontade para as lides domésticas....
Amanhã vou ao LE SPA para um tratamento pós parto ( 2 horinhas só a cuidar de min....), que recebi como prenda de anos......... já me sinto a relaxar!!!

Tuesday, September 02, 2008

1.º dia na creche.

O inevitável aconteceu... tive de deixar a mini na creche!
Preparei a mochila dela com o coração apertado, vesti-a e lá fomos nós a pé até á creche.
Quando chegamos uma mãe que saia disse olá a Diana e parecendo o que me ia na alma disse para eu não me preocupar porque eles eram bem tratados...
Conhecia as 2 auxiliares que vão estar com a Diana e 2 bebés da sala da Diana. Para minha preocupação reparei que uma bebé estava constipada e na minha cabeça comecei logo a pensar que a mini com uma coleginha constipada não tarda a apanhar os bichinhos e a ficar doente também ( não me apetecia nada, até agora tudo correu bem, mas tenho de me mentalizar que as coisas vão ser diferentes).
Seguiram-se algumas explicações, eu falei da Diana, dei a maminha e vim embora ( iam ser menos de 2 horas, e a Diana ia comer a sopa em casa, para se habituar gradualmente).
Sai da creche relativamente descansada, tinha ido ao colo das auxiliares e até se riu um bocadinho. O pior foi quando a fui buscar, mal sai do levador já reconheci o choro da Diana, toda a creche em silêncio e a mini era a única a chorar. Quando me viu esboçou logo um sorriso e eu só queria tira-la dali o mais rápido possivel.
Amanhã vai almoçar na creche para se ir habituando, porque na 6.ª feira começo a trabalhar ( agora não me apetece nada, só de pensar em deixar a mini fico com um aperto no estomago...).
Penso que será uma questão de timing e que tudo irá correr bem...

Tuesday, August 26, 2008

Novidades da Diana.

O tempo passa a correr....
Desde o ultimo post muitas novidades aconteceram na vida da Dianita:
Foi baptizada;
Agarra os brinquedos;
Consegue virar-se quando está de barriga para baixo no tapete de actividades;
Já tira e põe a chupeta ( nem sempre acerta á primeira, mas já é um avanço);
Já foi com os pais ao café Paraiso ( dormiu que nem um anjinho);
Comeu a 1.ª papa ( adorou), como se vê comeu tudo, parecia que desde que nasceu só tinha comido papa. O pai teve a honra de dar a primeira papa e saiu-se lindamente!!



O mesmo já não se pode dizer da sopa, ontem foi dia de experimentar...
Ainda comeu 4 ou 5 colheres ( sempre a fazer cara feia) e depois mandou-me comer a mim... com a maçã a mesma história ( segui o conselho da pediatra e triturei a maçã crua), nem uma colher comeu. Hoje já estou a cozer uma panela com maçãs a ver se a coisa corre melhor.
Continua uma bebé muito simpática, andava um bocadinho estranha quando via e ia para o colo de pessoas que não conhecia, mas depois de uma semana em Tomar, com os avós e jantares em casa de amigos quase todos os dias veio muito mais sociável, (o que só lhe fez bem, daqui a uma semana inicia a creche e assim é mais fácil )....

Friday, July 04, 2008

Personalidade da Diana

A minha mini anda a revelar-se uma bebé cheia de génio. Daqui a 4 dias faz 3 meses e está mais gira que nunca.
Começa agora a fazer as suas primeiras birras de manha. Quando está cheia de sono, fica com uma rabugice do tamanho do mundo, ainda agora teve 15 minutos a chorar na cama com os olhitos fechados e sempre a berrar, ainda cantei um bocadinho, mas ela só me esteve a ouvir 2 minutos e depois toca de berrar outra vez. ( tive de lhe dar uma gotita do Aero-om - que a pediatra chama de doping e só assim é que acalmou).
Ando a evitar pega-la ao colo para adormecer, porque daqui a 2 meses vai para a creche e o colinho da mãe não vai lá estar e depois sente mais. A única excepção é ao fim do dia, quando não quer dormir e já temos o jantar feito e a arrefecer ai confesso que lhe dou um colito a ver se adormece mais depressa.
No que toca ás paparocas, também tem sido difícil, andou 2 semanas que só queria comer 5 minutos, e depois desatava numa berraria, lá andava eu a dar de mamar na sala, no quarto, conclusão andava quase 1 hora para no final comer no máximo 7 minutos. Andava a desesperar, só com muita força de vontade e amor pela pequenita não abandonei a mama e passei para o biberon.
A Diana ainda não tem uma rotina definida, tem dias que praticamente é só comer e dormir, ontem por exemplo não pregou olho a tarde toda e só adormeceu depois das 23h.
Ainda agora deu um gritinho, lá foi eu, era a chupeta, faço km entre a sala e quarto para lhe por a chupeta, ás vezes volta a dormir, outras vezes faz o seu beicinho, não quer chupeta e ri-se, como que a dizer, para eu a tirar dali que quer comer ou brincar.
Agora vamos dar uma voltinha todos os dias, já sei de cor e salteado todas as lojas da Av. da igreja e Av. de Roma, podia-mos passear noutros sítios, mas depois não tenho estacionamento ao pé de casa e com a mini é complicado. Variar um pouco só ao fim de semana, quando temos muitos lugares para estacionar e a companhia do pai.
Já ando a pensar que vou ter de voltar para o trabalho e não me apetece deixa-la na creche... Apesar de me saber bem fazer outras coisas além de cuidar da mini, sei que ninguém cuidará dela tão bem como eu e afinal de contas não há mimos como o dos pais. Mas tem de ser.....
Mas tenho de ser justa, a mini não é só birritas: ri-se muito ( é uma arreganhada, como dizem as avós e as vizinhas de Tomar) , já fala muito com a mãe, gosta de brincar no tapete de actividades e de passar o tempo com as mão na boca.
E está cada dia maior e mais bonita ( mãe babada....)

Monday, June 30, 2008

Saudades.....

Saudades do Mar, de Tavira, de peixe grelhado na brasa
saudades de imperial, vinho, ameijoas, café
saudades do Paraíso, dos amigos e de simplesmente do dolce fare niente.





Friday, May 16, 2008

Mãe a tempo inteiro!

A pequenota já tem quase 1 mês e meio...
Está cada vez mais bonita e espertinha!! A pediatra até ficou espantada com tanta energia.....
Já se vira na alcofa, quando está ao colo estica-se toda e já quer ter a cabeça levantada e quando está acordada é uma autêntica mexerica. As noites até agora tem corrido bastante bem, a mãe e o pai agradecem.
Ri-se muito, principalmente depois de comer, pudera barriguinha cheia e colinho!
O único senão é ser dorminhoca a mamar, o que me obriga a cantorias extras, abanicos constantes e uma dose de paciência bastante grande.
Estou a adorar ser mãe, é uma sensação maravilhosa... só me apetece estar constantemente a fazer tucas tucas na Dianita.
A nossa vidinha as duas agora é um bocadinho repetitiva, com o tempo instável não dá para ir dar uns passeios o que nos obriga a ficar por casa, o que convenhamos se pode tornar um bocadinho intediante. Assim só me resta ir fazendo uma soneca ( só dá mesmo para uma porque entre os afazeres domésticos, dar a paparoca á pequena, muda-la, adormecer e brincar um bocadinho, quando dou por mim é noite e tenho um sono terrível parece que andei no campo o dia inteiro!
Quanto ao meu post anterior ontem voltei-me a pesar, já engordei 1 Kg, também com a fome devoradora com que ando não admira. Tenho de controlar o pão que desconfio ter sido a minha desgraça....

Friday, April 25, 2008

Peso!!!

Ainda não me tinha pesado desde o nascimento da Diana, ontem decidi ir á farmácia e ver o que tinha acontecido. Resultado: 58.400Kg ( a minha melhor performance desde á pelo menos 6 anos)!!! yupiiiiii!!!

Thursday, April 24, 2008

15 dias de Diana!

Aproveito este momentinho de sossego para actualizar as novidades da pequenota:
- dorme bem ( á excepção da birra entre as 20h e as 00h), ontem a birra deu-lhe mais cedo, não descansou nada a partir das 17h - devia ser por ter cá a avó que não se cansava de dizer que afinal a mini faz birrinhas e que eu a andei a enganar a dizer que ela se portava muito bem. ( claro que expliquei que o portar bem implica mamar bem, dar umas noite boas aos papás e durante o dia dar uns tempos de sossego. Claro que estas pausas são aproveitadas para lavar roupa, estender, passar a roupa e pouco mais ( tento fazer uma sestinha durante a tarde, para aguentar o levante de noite). E ainda tenho a ajuda do pai, que vai pondo a Diana a arrotar depois da maminha e faz as paparocas.
Ontem ainda deu para ver o ultimo episódio do Dexter, só com duas interrupções, o que não é nada mau!!
Longe vão os dias em que li 2 livros, estava actualizada em relação ás minhas séries do FOX Life e tinha o soninho todo em dia.
A médica bem que me dizia quando eu me queixava que já estava farta de estar deitada e de não poder fazer nada, que era melhor aproveitar o descanso porque depois é que ia ver o que era bom....
Mas no fundo é um cansaço bom, porque basta vermos a pequena bem para ficarmos bem ( e ela até já dá um sorrisinho, quando acaba de mamar e está satisfeita)....

Saturday, April 12, 2008

A Diana!

Arranjei um bocadinho para falar sobre a minha filhota.
O parto correu muito bem, demorou apenas 5 horas, o que considero a famosa " hora pequenina" que tanta gente me desejou. Levei epidural 2 vezes e não me arrependo nada, não senti contra indicações, e tirou-me as dores. Ou seja um autêntico milagre para as mamãs ( não dispensável!).
E claro a minha Diana, para mim é linda, maravilhosa, ( olhinhos do pai, nariz ( ainda não sabemos se mãe ou pai) e boquinha de mãe...
Ando muito cansada, até entrarmos na rotina é difícil, e o nosso corpo anda sempre em estado de alerta, o que não permite descansar quase nada...mas tudo compensa quando olho para a minha pequenota ! O pai tem sido 5 *, ajuda muito e tem sido um excelente suporte para a mamã, quando me vou um pouquinho a baixo. Para mim és o melhor pai do mundo e eu amo-te muito!
Agora somos uma verdadeira família!! Uma harmonia completa....

Monday, April 07, 2008

Contagem decrescente!

Amanhã vou finalmente conhecer a minha Diana! È estranho ser programado, mas hoje falei com a médica e mais uma vez ela aconselha a avançar, ....
Confesso que já estou a ficar com um friozinho na barriga, afinal este é o momento!!
Até já estou a ficar com saudades da minha barriguita que até hoje não ganhou uma única estria e está muito bonita...
Adorei estar grávida... mas agora estou deserta para agarrar a minha pequenita. A partir de amanhã a família de olharapos vai crescer.... é uma grande felicidade!!!
Neste momento, tudo me vem á cabeça, será que vai correr bem? terei muitas dores? quero ver a Dianita e saber que está tudo bem com ela, enfim todas aquelas questões que quem está prestes a ser mãe sabe bem que nos invadem....
Hoje limpei a casa, já a preparar o ninho!
Ainda vou á médica buscar a baixa, lavar o carro e á ultima aula de preparação para o parto.
Depois quero ver se sossego um bocadinho para ganhar energias para o dia de amanhã....
Agora é só pensar positivo, para atrair energias boas e contar com o apoio do paizinho, que me parece que também já está com nervoso miudinho......

Thursday, April 03, 2008

A espera....

Pois é, a Dianita de tanto lhe dizermos para se aguentar na barriguinha da mãe, está a ser muito obediente e não quer sair nem por nada!
Recomendações da médica: andar muito e subir escadas ( ainda só tenho 1 dedo de dilatação).
Ontem fiz uma série de Km: vim do Saldanha a pé para casa e á tarde ainda andei mais 2km. Cheguei a casa num pingo, porque isto de andar ligeira e contente é uma coisa, agora com a pancita grande a história já é bem diferente...
A médica disse se não nascer até 3.ª feira que seria melhor induzir o parto, pois a ecografia refere um peso estimado de 3.490Kg ( nesse dia faz 39 semas e 4 dias) e se ela cresce muito, o parto pode ser mais difícil, como sou pequenita pode ter de ser de cesariana. Não queria pensar muito na indução, mas a cesariana também não me agrada minimamente, por isso vou confiar....
Para mim estes dias até não tem custado a passar, finalmente posso sair de casa e fazer as lides domésticas ( não é que me agradem particularmente, mas elas não se fazem sozinhas) e assim não estou dependente de ninguém!!

Friday, March 28, 2008

Está quase!

Hoje foi dia de mais uma consulta no HSFX. Mais uma vez super bem atendida!! Cada vez mais o serviço publico me convence!!
CTG a acusar contrações, a pequenita bem descida e um dedo de dilatação... O toque é que foi uma treta, hoje doeu-me um bocado e quando cheguei a casa tinha um bocadinho de sangue ( as a médica preveniu-me e disse que era possível acontecer).
A médica acredita que está para breve. Eu começo a preparar-me!!!
Amanhã a Diana faz 38 semanas, por isso se nascer agora não há problema....
Eu e o paizinho estamos ansiosos, está quase!!!

Wednesday, March 19, 2008

O cativeiro continua.....

Ontem tive mais uma consulta na CUF. Foi o dia em que me despachei mais depressa (só 1.45h!), parecia que a médica adivinhou que a tia Lina foi connosco e resolveu não lhe me dar a seca de 3h habitual.
Não há alterações a registar: a Dianita continua bem para baixo (prontinha para nascer, mas o colo do útero ainda está fechadinho). Recomendações: Continuar a ter repouso, isto é se quero aguentar até ás 38 semanas ( descobri que a médica vai estar de férias de 20 a 27 de Março), por isso temos que ver se a Diana quer esperar pela nossa médica para fazer o parto. Eu por mim não me importo, já que optei pela CUF ao menos que seja com alguém que eu já conheço. Optei por desistir do HSFX, apesar de ter achado todos muito profissionais, instalações e equipamento 5*, mas descobri em alguns blogs de mamãs, que nem sempre na altura do parto existem anestesistas disponíveis para a epidural. Eu até queria ver se não precisava , mas se me der o ataquinho das dores e o anestesista não está disponivel! Pode estar em cesariana ou nas urgências e eu não quero arriscar!!!
O pior de ter que esperar, é ter de ficar mais uma semana e meia nesta "roda viva" entre o quarto e a sala, já não aguento tanta agitação!!!
O que me vale é a leitura, já acabei de ler um livro de crónicas do Rui Zink e acabei também a Pastoral Americana, do Philiph Roth. Neste momento estou a menos de meio de outro também dele O teatro de sabath. Uma coisa é certa, este descanso tem dado para por a leitura em dia....
Pareço uma reformada, tirando o facto de não poder tratar das lides domésticas!!!

Sunday, March 16, 2008

1.ª roupinha!



Esta vai ser a primeira roupinha da Diana, espero vê-la com ela vestida ( pois pode fazer aquelas diabrices de bebé e ter que se vestir a roupinha suplente).
Foi comprada pelo pai na Chicco, resolvemos comprar o tamanho mais pequeno que eles tem ( agora só para nos chatear a pequenita resolvia nascer ás 40 semanas e bem grandota).
Mas não faz mal, o pai comprou este fato com muito carinho, até diz que o boneco é uma espécie de olharapinho.
Esta roupa deu uma trabalheira para escolher, as lojas já estão com colecção de primavera e os fatos pequeninos eram todos fresquinhos, o pai escolheu um bonitinho na H&M, mas tinha um carapuço e a chata da mãe achou que a Dianita ia ficar desconfortável.
Não foram em vão as idas do paizinho ao Colombo, o stress de andar de loja em loja e de gastar um pouco mais doque eu acho razoável por uma roupinha tão pequena. Mas acho que valeu a pena!

Saturday, March 08, 2008

34 semanas



Estas são as fotos da Dianinha na barriga da mãe, depois de ter chegado da Segurança Social para entregar a baixa de alto risco. Esta rapariga resolveu armar-se em apressada e queria vir mais cedo ( acho que deu ouvidos ao paizinho que andava sempre a dizer-lhe que queria que ela viesse mais cedo, porque já andava ansioso para a conhecer)....
Resultado estou em casa desde dia 27 de Fevereiro com recomendação de muito repouso!!!
Hoje faço 35 semanas, já só vou pedindo para completar 1 semaninha de cada vez. Por recomendação da obstetra devia deixar de tomar o magnésio hoje. Diz que se nascer agora não há problema ( muinto engraçada, se eles só estão "prontinhos" ás 40 semanas, acha que eu fico descansada, se ela nascer agora ( ou facilitam de mais ou sou eu que sou muito picuinhas).... por mim ela andava cá mais umas semanitas para nascer bolinha como a mãe....).
Mas confesso que apesar de saber que este descanso lhe faz bem, já estou a ficar um bocadinho impaciente, pareço um pássaro numa gaiola a olhar para a rua ( estes dias a cheirar a Primavera, não ajudam ao cativeiro).
Ainda queria escolher uma roupinha pequenita para a Diana porque se ela vier antes de tempo as roupinhas vão ficar a nadar....
Bem a barriga está a pedir cama, lá vou eu por-me a ler, se não for assim fico xoné..............

Friday, March 07, 2008

Friday, February 15, 2008

Tentativa eco 3 D!

Não sosseguei até que não encontrasse um sitio acessível para fazer a ultima ecografia 3D da Diana, o tempo estava a esgotar-se porque amanhã a mini já faz 32 semanas e segundo os teóricos das ecos, a data limite para fazer este exame são as 32 semanas.
Após uma série de peripécias e telefonemas para todas as clínicas da Multicare, descobri que o Hospital da Terceira no bairro alto faz este exame por 40 Euros, ( encontrei preços que oscilavam entre os 90 Euros e os 200 Euros). Concordamos em realizar o exame, porque apesar de sabermos que este exame é um luxo e que a 2D se consegue ver o mais importante, ficávamos com pena de não ter ter visto a mini noutra expectativa.
Pois é mas a Diana pregou-nos uma valente partida, como já está encaixada com a cabeçita para baixo não deixou vermos a carinha, o máximo que conseguimos ver foi um braço, mão e as costas. Tem a mãozinha junto á cara, e por isso só vimos a pontinha do nariz e de raspão.
Fiquei mesmo danada! Em compensação ficamos a saber que já tem 1.800Kg e está tudo bem.
Não paras de te mexer. Anda hiperactiva!!
O tempo tem passado a correr e já só faltam 2 meses para te termos connosco....

Monday, February 04, 2008

Preparação para o Parto

Hoje foi a nossa 2.ª aula de preparação para o parto.
Confesso que hoje venho muito mais animada, demos a massagem para o bebé e continuamos as técnicas de respiração.
Hoje fomos só 3 mamãs, o que implica um dialogo mais pessoal e um apoio individualizado. Começo a pensar que a minha opção pela Ajuda de Mãe, foi acertada. A terapeuta é muito acessível, e está sempre disponível para todas as questões. Tem a vantagem de ter um custo de 50 Euros, que é dedutível no IRS, infelizmente no Centro de Saúde não havia vagas e no privada não pagava menos de 180 Euros ( o que eu acho muito caro, tendo em conta que todas as futuras mamãs deveriam direito a ter aulas de preparação para o parto gratuitas).
Continuo com o dilema da maternidade, a terapeuta é a favor do publico, eu estou cada vez mais indecisa, porque apesar de saber que na CUF tenho tratamento 5 estrelas, sei que em termos de neonatologia o publico está preparado para todas as emergências ( recomenda o S. Francisco Xavier ou a Maternidade Alfredo da Costa). Até era de admirar que não hesitasse nesta hora tão importante, é sempre assim quando tenho de tomar decisões importantes ( a verdade é que sou indecisa por natureza...)
Agora só me resta ensinar o paizinho os conhecimentos adquiridos, para partilharmos os cuidados com a mini.
Hoje não tens parado de mexer.... andas uma irrequieta!!!

Wednesday, January 30, 2008

Ecografia.

Hoje fizemos a terceira ecografia.
Já pesas 1.460Kg. Em 2 meses aumentaste 1.100Kg.
(eu engordei 2 kilos num mês, como já estava a prever, os excessos de Natal deram nisto).
Este dia é sempre uma grande emoção, mas temos cada vez menos "fotos" agora é praticamente só medidas e partes do corpo.
Hoje estavas de cabeça para baixo, não sei se irás ficar assim, a médica disse que tudo é possível, temos de esperar para ver.
Só foi pena termos de esperar 2 horas até chegar a nossa vez, a nossa médica é porreira mas prega-me sempre uma valente seca. Nunca espero menos de 2 horas para nada, pior que no Centro de Saúde. Onde nunca espero mais de meia hora ( os tempos são sem duvida de mudança, qualquer dia deixa de compensar ir para o privado).
Mas a alegria de te ver a mexer e de saber que está tudo bem, compensa tudo o resto.
E custa sempre menos a passar quando temos o paizinho por perto....

Sunday, January 27, 2008

Roupinhas!

Finalmente fomos a casa da Isabel para trazer a roupinha prometida. Quando começamos a escolher os vários sacos o quarto da Diana transformou-se numa espécie de feira de Carcavelos, mas apenas para roupa de bebé.
Começou a saga da escolha da roupa, o rosa é sem duvida o tom preponderante, o que nos deixou um pouco desapontados, mas com boa vontade conseguimos formar um lote bastante jeitoso de roupinhas. Para nos vingarmos toda a roupa que comprarmos ou que nos oferecerem não deve ser rosa ou azul claro. As nossas cores preferidas são laranja, vermelho, verde, azul escuro, entre outras!!
Entretanto tive de começar a fazer máquinas de roupa em versão mini para começar a arrumar o quarto, que continua uma desgraça..
Achei uma ternura olhar para o estendal com roupa da mini pela 1.ª vez.
Enfim, mariquices de mãe....

28 Semanas de Diana...


Thursday, January 10, 2008

Consumista....

Hoje não resisti e comprei mais 2 calcinhas para a Diana. Estavam em saldo e no total só gastei 4 Euros. Mas o meu problema mantem-se: que tamanho escolher??
Comprei o/1 mês, mas tenho sempre medo que ou esteja grande ou pequeno demais ( claro que isto é mesma inexperiência de mãe pela 1ª vez).
A Tia Xana já nos disse que as roupinhas da Chicco que comprámos e que indicam 50 cm podem já ser pequenas - eu quando olho para eles só penso que como é possivel os bebés nasceram já tão grandes!!!
Acho que vou ter mesmo que ir arriscando, tambem não quero a mini com roupa gigante tipo anos 80 quando o dinheirinho não abundava e a oferta não era muinto e os pais compravam roupa para dar para 2 ou 3 anos (que lindos que ficavamos com as calças e casacos cheios de bobras - que na hora de retirar já estavam rotos de tanto uso ou cheios de vincos).
Um aparte: a minha barrinha está a crescer de dia para dia e hoje usei as minhas primeiras calças de grávida. Que conforto!!

Monday, January 07, 2008

Saldos!

Este Sábado, eu e o Hugo perdemos a cabeça e desatámos a comprar roupa para nós e para a pequenita!
Na Chicco foi uma perdição comprámos 2 gorrinhos, 2 babygrows lindos de morrer, com umas cores fashion ( gostava que fosse a primeira roupinha da pequenita na maternidade- compramos para 1 mês, mas tenho medo que fique um bocadinho grande). Como depende de bebé para bebé, vamos fazer figas para que o teu tamanhinho seja o ideal para a roupa nova!!!
Compramos ainda uma camisola muito gira da benetton. Claro que o pai disse logo que a sorte da pequenita era ele também ir ás compras, porque senão não se comprava quase nada... ( detesto reconhecer que tem um pouco de razão , mas tenho medo de comprar muita roupa e depois deixar logo de servir e como já temos algum enxoval emprestado da tia Xana e algumas pecinhas que ainda estão para vir de uma colega do trabalho, não me quero adiantar muito.)
Mas isto das roupas para bebé é um vicio, principalmente se forem roupinhas bem ao nosso jeito ( é difícil encontrar roupa para além do rosa claro e com golinhas á menina). Se queremos algo diferente temos de nos mentalizar em gastar um pouco mais.
Mas houve mimos para a mãe que comprou uma camisola girissima na benetton e o pai comprou um fato, uma camisa e um casaco.... enfim é melhor nem fazer contas!!
Claro que para estragar a festa, quando chegámos ao carro , uma multa de estacionamento de 60 euros. A 1.ª vez que facilitamos no Bairro foi o que deu! Vou ter que apelar ao facto de estar grávida e não ter mais onde estacionar, mas não sei.... ( as poupanças nos saldos, se a multa não for perdoada vai direitinha para a PSP, ai que ganas....)
Conclusão: tarde terapêutica, não fosse a porcaria da multa e a barriga a dar sinal que é necessário abrandar o ritmo e já não aguenta quase nada.... Mas nada que uma sestinha não resolva!

Friday, January 04, 2008

Festejos!

Mais uma época festiva que está quase a terminar...
Passei as festas a vingar-me nos doces... e não só ( nestas ocasiões o que não falta são os belos petisquinhos feitos pela minha mãe , o Jorge ou até o meu olharapo - não esquecer o puré e bacalhauzinho no forno na véspera de Natal).
Andava com desejos de pastéis de abobóra e de todos os fritos tipicos de Natal, desde o inicio de Dezembro e abusei de tudo ao máximo. Claro que fico cheia de remorsos! quando voltar á consulta no final de Janeiro estou á espera de ver mais uns dois quilitos na balança ( espero não ultrapassar esta meta).
Tudo isto com o baptizado da Matilde pelo meio!!
Este excesso de comida só foi positivo numa coisa, a Diana passou o tempo tudo a fazer ic ic de contente e fartou-se de se mexer ( acho que vai ser uma gulosita igual aos paizinhos).
No Ano Novo a história voltou-se a repetir, para não falar da marmita bem recheada que se trás de Tomar. Mas agora voltamos á normalidade, e confesso que já estava cheia de saudades do meu iogurte bio e das minhas fibras matinais...
Ah já me esquecia de comentar o meu excesso na noite de passagem de ano, acabei por deixar todos em stress porque penso que ainda estou no inicio da gravidez e andei num sobe e desce todo o dia e só parei ás 3h da manhã.
Mas tudo acabou bem ( a pequenita acalmou e eu relaxei um bocadinho)...
Hoje não tens parado de mexer.... será possivel cresceres em poucas horas??
Estou a ficar enorme!!