Tuesday, December 22, 2009

Maleitas- parte II

2 antibióticos num mês é obra (nova otite diagnosticada) . 39,4 de temperatura também. Ontem conseguimos bater esses recordes todos. Pela primeira vez posso dizer que a saude 24 me surpreendeu, esteve quase 1 hora connosco a dar-nos indicações para a febre da Diana descer e evitar uma convulsão. No meio do caos, houve alguém que nos meteu na ordem e nos ajudou a ajudar a mini ( a enfermeira que nos atendeu foi excelente).
O teste da Gripe A deu negativo ( menos uma preocupação, a primeira dose da vacina já levou, com o teste queriamos evitar ter de dar a 2.ª dose), parece que tem mesmo de a levar.
Hoje a pequena já comeu mais um bocadinho e eu respiro de alivio....

Sunday, December 13, 2009

whislist de Natal

Apesar deste mês estar a correr como já sabem, nada como umas prendinhas para desanuviar:
Já compramos para os afilhados todos ( 4 no total), para a avó Esmeralda e avó Fernanda, para a tia Lina e para o pai da criança. Só faltam os homens da família ( avôs e tio/padrinho João), não sei porquê mas para os homens é sempre mais difícil.
A menina Diana vai ser a rainha das prendas (duas já abriu, uns tachinhos de brincar, para dar papa aos bebés e 4 puzzles muito simples com animais da quinta), um triciclo, um livro dos gatinhos, seu primeiro nenuco, um dvd dos TELLETUBIES e a PÔ ( é a boneca mais pequena dos telletubies). Pessoalmente não acho piada aos bonecas, mas a miuda anda viciada...
Para quem ler este post e ainda não comprou a prenda da pequena, aqui vão algumas dicas:
- a Diana adora ler livros ( de todos os tamanhos e feitios e de preferências com janelas ou peças para abrir ou montar);
- Roupa faz sempre falta ( veste o 18/24 meses), a unica coisa que dispensamos neste momento são calças de ganja ( temos uns 6 pares);
- Brinquedos já vai tendo alguns ( começa a gostar de instrumentos musicais, já tem 1 xilofone e uma maraca pequenita);
e o resto fica á vossa imaginação...
No final o que conta são os mimos e ter a familia toda junta (para variar vai ser em Tomar com a novidade de ter os pais e o irmão da Lina), penso que é um imput positivo.
Só espero que não haja gripezas como no ano passado.....

Dezembro

A Diana e o Hugo ainda dormem.... acordei para dar o leite á Diana e como perdi o sono resolvi levantar-me.
Gosto deste sossego, que me permite ler as noticias, os blogs que sigo e de vez em quando actualizar o blog.
Este mês não tem sido fácil, um exame chato para fazer, uma Diana com otite e para finalizar um acidente de carro com a Diana lá dentro ( bateram-nos por trás, ás 9h da manhã, paradas junto a um semáforo (a condutora acusou 1 de alcool, resultado de um jantar de Natal nessa noite).
Acabou por ser só chapa, dores de costas e pernas durante 2 dias, mas estamos as duas bem....
Acabei por perder o fio á meada, pois a Diana acordou, tive de a mudar, vestir e brincar um bocadinho!
Resta esperar pelo Natal e pela passagem de ano a ver se o mês se salva....

Saturday, November 14, 2009

Para a minha Avó

Queria escrever avó Noémia, mas não me soou bem, talvez porque para mim avó só havia uma, uma vez que a mãe do meu pai estava na serra da estrela, sofria de uma doença que lhe afectou a memória e eu nunca a ouvi chamar-me neta.
Avó, que me fazia batatas fritas, que me enchia de gulodises ( era muito forreta, mas para min estava sempre disposta a dar-me gulodises e brinquedos que o sr. da mercearia trazia todas as semanas quando lhe levavam as compras.
Passava a vida a chamar-me maria rapaz e inventava sempre desculpa para eu não brincar com os meus vizinhos meninos, porque não ficava bem. Nós passavamos o tempo a resingar, e desde que virei adolescente era uma gritaria pegada ( hoje nem me lembro porquê). Moramos sempre perto uma da outra, desde os meus 9 anos que eu morava no 1.º andar e ela no r/c. Para mim era automático entrar pelo r/c, era uma extensão de casa, demorei tempo a habituar-me ao r/c vazio... ( antes muito escuro, mascarrado pela grande chaminé que ocupava a maior parte da cozinha, sentia-se sempre um cheiro a fumo).
A minha avó vestia sempre preto, desde que o meu avô morreu tinha eu 6 anos (a maior ausência da minha infância, e uma saudade que nunca consegui apagar....
Usava sempre um lenço na cabeça e tinha uma corcundinha, que a vida pesada no campo e uma doença que nunca me souberam explicar foi acentuando com o tempo. Devido á doença que lhe origivava imurregias ocasionais não gostava de sair de casa, nem para o casamento da única filha nem no funeral do marido. Nunca se quis tratar, não confiava nos médicos.
Ontem sonhei que estava no funeral da minha avó e preparava me para fazer o tipido discurso de despedida e acordei a chorar. E hoje apeteceu-me escrever sobre ela. Senti sempre que devia ter dado mais, estado mais próximo, envolver-me. Sempre a vi como uma pessoa só, não sabia ler, mas via muita televisão e tomava conta do meu gato Snoopy que os meus pais não me deixavam levar para casa. E ele ficava com ela... fazia-lhe companhia.
Não teve uma vida fácil, como ninguem naquela altura tinha (trabalhou num hotel, fazia limpezas (a minha mãe nasceu prematura porque caiu de um escadote quando estava grávida de 7 meses)mais tarde trabalhou como "caseira" numa quinta. fartava-se trabalhar e ainda apanhava do meu avô quando se metia no tintol. Conta a minha mãe que era muito respodona ( os homens nessa altura não tolevaram discordâncias e consta que passou uma noite numa árvore para se livrar do mau vinho do meu avô). Era uma pessoa muito séria, podiam estar com dificuldades para comerem em casa , mas era incapaz de trazer fruta, legumes, leite ou carne sem pagar ao "patrão", o que tenho em conta que eram caseiros e tinham acesso a tudo chega a ser constrangedor. À conta disto a minha mãe teve hepatite de só conseguirem pagar o leite e ovos.
Enfim, muito mais havia para dizer....
Por vezes tenho ataques de nostalgia e saudades destas pessoas que nunca se esquecem e que eu gostava que ainda fizessem parte da minha vida. Serão sempre muito especiais!!

Saturday, November 07, 2009

GRIPE A

Chegou mais depressa do que eu pensava...
Uma das auxiliares da creche da Diana deu resultado positivo. Não tinha muito contacto com os meninos da sala, mas subia no elevador, na maçaneta da porta e contacta com todo o pessoal. Enfim agora temos de esperar 7 dias para ver o que dá e estar atentos a eventuais sintomas....
Resultado: ando que nem posso e na noite em que nos deram a noticia passei toda a noite a sonhar com a maldita gripe!
Não há descanso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Wednesday, October 14, 2009

3 anos depois.....

Pela 1.ª vez em 3 anos, passo o nosso aniversário de casamento, sem um dos actores principais ( o que convenhamos não é nada romântico).
Como o meu olharapo está em Paris, resta-me estar a morrer de saudades e a Km de distância.
Resta-me contar as horas até amanhã á noite para uma recarga de mimos....
este miúdo faz mesmo falta cá em casa!

Tuesday, October 13, 2009

Do Porto!

Este fim de semana estivemos no Porto ( sem a Diana que ficou pela 1.ª vez com os avós). Foi sem duvida a melhor opção!!! As saudades foram muitas, mas como foi pouco tempo não custou tanto.
Impressões a registar:
Almoço no bb gourmet ( é bom aliar boa acomida com ambiente requintado e de bom gosto e ao contrário de Lx a um preço que eu considero justo - a repetir);
O Parque de Serralves continua lindo, á excepção do Museu da Casa que estavam a remodelar colecções (de negativo o facto de se ter que pagar para ter acesso ao parque 2,50€);
Compras na rua de Santa Catarina ( acabei por não encontar nada de especial ou de diferenciador de qq loja em Lx, salvou-se 3 peças de roupa no outlet da women secret para a Diana);
Não há como as Francesinhas no AVIS ( a transbordar de batata frita);
Tentativa de saida á noite um pouco gurada, ficamos numa esplanada na Av. dos Aliados que anunciava um concerto de jazz de uma Bárbara qualquer coisa, resolvemos ficar ( começou com 1 hora de atraso e tivemos de esperar que toda as "tias" e respectiva familia tirasse fotos com a artista, emfim uma desilução - passado 3 musicas saimos;
noite de TRAMA nos maús hábitos,
ribeira cheia e sem lugar de estacionamento ( problema que se agravou em todo o Porto, cheio de lugares para taxistas e cheio de parques substerraneos que se pagam caro);
ribeira de Gaia ao jeito de Docas ( dispensamos...)
Valeu sobretudo pela companhia e para desanuviar de ares.... que faz tanta falta a jovens pais sem amas por perto
A surpresa: Foz do Douro, Matosinhos e Leça da Palmeira ( quem diria? ...)

Sunday, September 20, 2009

Desarrumos.

Não consigo ter a casa arrumada. Por mais que tente há sempre roupa no quarto da mini, louça na bancada, fios de equipamentos electrónicos por todo o lado.
Hoje é Domingo e gostava começar a semana com tudo arrumadinho.....

Tuesday, September 15, 2009

Sapinhos!!!!

Por mais estranho que pareça, os sapinhos são o nome de uma doença que ataca a boca das crianças. Por mais querido que pareça, é uma coisa chata , dolorosa e muito desagradável (o nome é só para enganar)!!!
Pois é, a Diana foi atacada por esta maleita, e tem passado um mau bocado. Nós não detectamos logo o que se p assava, não queria comer, acordava a chorar de noite e só queria mimo. Como anda com uma série de dentes a nascer pensava que eram dentes. Ando com um peso na consciência porque devia ter-me apercebido mais cedo ( como a Dianita se calava a ver os bonecos pensei que lhe doía pouco e que talvez fosse mimito a mais.)
Enfim noites sem dormir a a Diana novamente uma topo model. Ai que saudades do Verão....

Saturday, September 12, 2009

Actualizações desordenadas.

Queria muito actualizar este cantinho, mas sempre que me apetece ou tenho alguma coisa que queria escrever ou estou no carro ou no trabalho e á noite tenho preguiça. Logo desde Julho que
não se escreve nada.
As férias já eram ( estou cheia de saudades da praia verde e dos pézinhos na areia.... já a fazer contas para as próximas férias!)
A Diana deu um pulo enorme, as férias fizeram-lhe muito bem ( tirando o facto de não se conseguir aproximar da água a não ser na banhoca em casa.) Adorou andar nos terraços dos avós, as brincadeiras, o cão , o gato e principalmente o facto de estar connosco o dia todo.
Para mim , o regresso á Creche é sempre um pouco traumatizante. Este ano a Diana passou para outra sala, o que implica que de repente passe a estar numa sala com 15 crianças e duas educadoras ( este rácio deixa-me um pouco apreendiva , porque por mais queridas que as senhoras sejam é impossivel darem a atenção que eles prescisam.
Bem sei que eles já estão a ficar crescidinhos, mas acho cedo demais esta "independência forçada". Ou seja isto implica que deixem de dormir a sua mini soneca de manhã, almoço ás 11.15h e 2.º prato atabalhoado ( quem já come sozinho vai comendo quem não come, vai petiscando e o resto da comida vai para o chão)
Será que é assim em todas as creches???? quem quiser opinar....
Isto acrescido ao facto de a Diana desatar aos berros dempre que a deixo lá, pareço uma traidora ela a chorar e eu ter que virar as costas, mas se me ponho com mimos acho que é pior. Resta-me o consolo de ontem já só ter chorado um bocadinho, apesar de estar um pouco entupida.
Pois, porque a farfalheira voltou! Onde estão as teorias de que o primeiro ano na creche é que custa e que depois é sempre a andar super imunizados ( quero ver isso, para meu bem e da mini).
bem pensamentos positivos, que este Inverno ainda vêm longe....................

Thursday, July 02, 2009

1.os passos!

Tardou, mas foi...
ontem por volta das 19h a Diana deu os primeiros passos. Quando estávamos a puxar por ela para dar uns passinhos foi vê-la de um momento para o outro andar sem se desequilibrar. A partir dai começou a andar de um lado para o outro como se não fosse nada com ela...
Começa a ter um géniozinho bem difícil, só quer fazer o que ela quer e não gosta de ouvir um não ( começa logo a bazer birrinha).
Anteontem veio para casa com a sua primeira dentada ( pelos vistos na creche andam armados em ratinhos, a menina Diana tambem já me deu duas dentadinhas...).
Estes meninos prometem.......

Saturday, May 23, 2009

Pôr a conversa em dia!

Há 2 meses que não escrevo nada....por cansaço e por muitas vezes sentir que não consigo encontrar palavras para descrever os meus estados de alma.
Muito ficou por escrever:

8 de Abril, foi dos dias mais felizes.... superou todas as minhas expectativas! Correu tudo tão bem! !!! Ter a minha bebé no colo foi das sensações mais reconfortantes que se podem sentir. E ainda por cima calhou-me uma Diana linda de morrer!

O dia em que deixei de amamentar! Não me lembro do dia certo, mas sei que já foi depois do dia de anos da Diana. Confesso que me senti um pouco culpada porque ainda ter algum leite e ter optado por começar a dar suplemento. Mas o facto de me levantar pelo menos duas vezes de noite para dar maminha, me começava a deixar um pouco cansada. E pronto lá tomei a opção do leitinho artificial. Para me aliviar a "culpa" reconfortava-me o facto de nunca ter pensado chegar aos 12 meses e de todas as minhas amigas terem deixado a maminha mais cedo....
Fiquei finalmente "livre" para o cafézito e um copito de vinho. Soube-me bem esta liberdade.....

O dia em que decidi voltar ao ginásio: é verdade estou oficialmente sem calças para vestir ( que vergonha), a verdade é que desde que tive a Diana começei a minha vingança com a comida. Como tive muito cuidado na gravidez, e emagreci bastante, pensei que podia comer á doida e ficar na mesma. Pois é, agora vou ter de ter muita força de vontade ( a Xana faz-me ver que é possivel!...).

Todos os dias podia escrever, que me tenho sentido muito feliz e que por vezes penso que tudo o que ainda me falta ser ou adquirir é secundário!
A Diana está mais endiabrada que nunca. Está a crescer e está cada vez mais parecida fisicamente com o pai. Cada dia faz uma brincadeira nova e já deu 2 passinhos sozinha. Gosta de nos mostar que já consegue ficar em pé sozinha. Mas é muito preguiçosa e gosta é de meter o turbo a gatinhar. Continua uma top model!

até breve.....

Thursday, March 05, 2009

Finalmente....

A Diana começou hoje a gatinhar .....
Agora é vê-la a andarilhar de um lado para o outro, e eu a andar sempre atrás dela.... parece-me que é agora que vou começar a perder os kilinhos que recuperei!
Esta filhota está uma crescida....

Monday, March 02, 2009

diabrices de Diana...

daqui a 6 dias a Diana faz 11 meses. é um cliché mas o tempo passa mesmo a correr....
já faz algumas gracinhas ( bate as palminhas, dança ao som da mãe canguru e da mochila de explorador, já alinha nas brincadeiras e manda a bola ou o balão e já se senta e levanta na cama), ora é precisamente aqui que a gracinha acaba e começa a a "tortura". Desde que aprendeu a levantar-se, ao acordar por volta das 4 ou 5 da manhã, se lembra que andar a levantar-se é que é divertido. Só volta a adormecer quando está estoirada, passado hora e meia. Entre estas andanças ainda lhe dou mama ou biberon , mudo a fralda e apanho uma valente seca! Com estas noitadas acho que o meu sistema imunitário deu o berro, pois passo a vida cheia de maleitas (com sintomas parecidos com os da gripe, com a agravante de não poder tomar grande coisa por causa do leite).
estou a ficar sem energia.... para quando mais dias de férias para quem é mãe?????

Tuesday, January 27, 2009

Nunca mais é primavera!

Nunca desejei tanto o inicio da Primavera.
Ando farta destes dias cinzentos, de ter a casa gelada, de ter de andar sempre de botas e ter os pés gelados. Para não falar das doenças da Diana, que não nos deixam em paz!! Chiça!!! ( para não dizer pior....).
Estou em casa a cuidar da convalescença da mini e estou deprimida. Desde que me levantei só tive tempo de fazer o almoço da mini e cozer uma couve flor para acompanhar a costeleta requentada. Tirando isso é vê febre, põe benerun e acalmar as birras da Diana, que coitada anda chatissima!
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!

Saturday, January 24, 2009

divagações cinéfilas!

Até pode parecer estranho, mas posso finalmente opinar sobre cinema.
Que saudades de me sentar numa sala escura e não pensar em mais nada! Se pudesse ia todos os dias, para min é simplesmente viciante. Agora que deixei o vicio do cigarro, café e vinho restam-me estes pequenos prazeres.
Aconselho vivamente a Valsa com Bashir ( simplesmente genial), o Caos Calmo (não me canso do Nanni Moretti, acho que tenho um fraquinho por ele e A Troca (Clint Weastood no seu melhor). Hoje fui ver o novo do Wood Alen, que desilução!! Eu gosto muito da Penelope Cruz, mas esta interpretação não merece uma nomeação, e o filme é cheio de clichés. Desde Mach Point que Wood não me convence.
Agora resta-me esperar que alguma avó ou tios tomen conta da Diana para ver o The Curious Case of Benjamin Button.
Fevereiro promete!