A primeira vez que fui a Barcelona tinha quase 18 anos. Tudo me pareceu imenso... Estive apenas 1 dia, e consegui fazer quase todo o roteiro turístico aconselhado. Senti vontade de voltar, com calma e viver a rotina e o dia a dia numa grande cidade.
Quase 10 anos depois, regresso... confesso que a cidade me pareceu diferente. Não senti aquele impacto, tudo me pareceu um pouco mais sombrio e tristonho.
Claro que Barcelona terá sempre Miró, exposições permanentes em qualquer museu da cidade, ou um pormenor engraçado ao virar da esquina, mas falta-lhe alguma coisa....
Mas cada vez mais me faz confusão estas escapadelas á pressa, onde tentamos ver o máximo possível num curto espaço de tempo. A realidade é que não há orçamento, que permita prolongar a estadia e trabalhos que esperam uma temporada, enquanto nos apetece descobrir a essência de uma cidade. Quem for estudante que aproveite o Erasmus para isso ( que burra fui!!!).
Mas pronto, acabei por fazer algumas comprinhas (a busca incessante pela mala preta "perfeita", os livros baratissimos de cinema e culinária, as galochas maravilha para andar pela chuva de forma fashion e claro beber um cacau quente delicioso no museu do chocolate). Um apontamento: existem lojas em Barcelona, que nos deixam de boca aberta, não apenas com os produtos que vendem, mas pelo bom gosto da sua decoração e concepção do espaço.
Ah! já me esquecia da breve incursão que tivemos num bairro que os guias turísticos descrevem como "sórdido e pitoresco" (o Hugo insistia que ali era a direcção do bairro gótico- afinal estávamos no lado errado do mapa).